Como é fazer uma prova de certificação em casa?

Como é fazer uma prova de certificação em casa?

Todo o processo envolvendo certificações pode gerar estresse no candidato. Você precisa agendar a prova, se capacitar e se manter calmo no momento de realização do exame (que é a parte mais complicada). Para diminuir um pouco a tensão, você tem a opção de realizar a prova em um ambiente conhecido e confortável, mas nem tudo é o que parece.

As certificações cumprem um papel importantíssimo na indústria de tecnologia. Elas são utilizadas para validar os conhecimentos e experiências dos aplicantes e são uma forma muito efetiva para empresas com vagas de emprego abertas que querem captar certos perfis de candidatos. E o primeiro passo para conquistar sua certificação e ficar em evidência no mercado é agendar a prova.


Agendando a certificação

O primeiro passo para realizar o exame de certificação é agendá-lo. Se pegarmos as certificações das empresas de tecnologia mais relevantes no mercado (como Microsoft e Amazon), elas utilizarão empresas terceiras (mediadoras) para realizar a aplicação do exame.

Primeiro passo: selecionando uma empresa certificadora

À primeira vista as empresas certificadoras parecem não ter nenhuma diferença entre elas. Não existe uma lista que fale das diferentes empresas certificadoras e dos seus diferentes recursos disponíveis (até agora). Nesse texto vou comentar sobre as duas empresas mais populares no mercado (PearsonVUE e PSI) e te fornecer insumos para você decidir qual ferramenta escolher.

Ao entrar na página oficial da certificação, você será apresentado com as empresas aplicadoras disponíveis, como mostra a imagem abaixo:

Página de agendamento da certificação SC-100 da Microsoft

Neste caso, a Microsoft dispõe apenas de uma empresa certificadora, porém pode ser que a certificação de sua escolha tenha mais de uma opção disponível.

Dentro do site das empresas, pode ser que você seja apresentado com duas (ou mais) opções para aplicação do seu teste. Isso vai depender da empresa escolhida: você pode fazer o teste online ou em um centro de testes. A imagem abaixo mostra isso:

Caso selecione a opção do centro de testes, você deverá selecionar uma localização oficial disponível próxima de você. O teste feito de maneira presencial é aplicado em um ambiente controlado pela empresa certificadora, então você não precisará seguir todos os “protocolos” mencionados mais pra frente quando falarmos sobre as provas online.

Uma outra vantagem é o idioma falado pelos instrutores. Nos testes online você precisa escolher entre a lista de idiomas disponíveis, já no centro de testes não.

Segundo passo: escolher uma data e horário

Após selecionar a forma de aplicação da prova, chegou a hora de decidir uma data e um horário.

Você pode escolher de que forma os horários são apresentados para você e pode selecionar também o fuso horário no qual você se encontra.

Não se preocupe! Caso precise ou queria trocar de dia e horário, posteriormente você poderá, contanto que seja dentro do tempo determinado pela empresa. Por isso, fique atento às informações apresentadas à você durante o agendamento da prova. Algumas empresas permitem que você troque a data do teste até 24 horas antes, porém algumas exigem que seja feito em até 48 horas precedentes.

Terceiro (e último) passo: confirmar o teste

Após escolher como fará a prova, a data e o horário, você poderá confirmar seu registro.

Esse último passo normalmente envolve aceitar uma série de condições e termos da empresa certificadora, então leia com bastante cuidado qualquer campo que requeira seu consentimento.

Também faz parte da última etapa o pagamento. Se você estiver utilizando um voucher de desconto, você poderá inseri-lo no final do processo, antes de proceder para o checkout da compra.

Ao finalizar o agendamento de seu exame, você receberá em seu e-mail cadastrado, informações de confirmação da compra. São informações sobre o exame, data e hora, entre outros avisos.


Requisitos básicos

Os requisitos para se fazer uma prova online não são todos técnicos. Você precisará basicamente de um computador com câmera, microfone e auto falantes e talvez de um celular para realizar uma das etapas de verificação.

Fora os requisitos de dispositivos que foram mencionados a cima, você também deve ter em mãos um documento oficial com foto. Esse é a única coisa além dos requisitos da sua máquina que você PRECISA TER em mãos para fazer o teste. Não será possível iniciar o teste sem um documento.

Os outros requisitos dizem respeito ao ambiente onde você realizará o teste. Aqui estão eles:

  • Você deve estar em uma mesa que não tenha nada além do computador e do documento sobre ela;

  • Não é permitido que você tenha televisores externos próximos ao local do exame;

  • Não é permitido o uso de fones de ouvido;

  • O ambiente onde está realizando o teste deve ser isento de sons externos;

  • No momento de início da prova, seu aparelho de celular deve estar fora do alcance das mãos;

  • Você deve encerrar todas as aplicações que estão abertas em seu computador, deixando apenas o essencial para a realização do teste;

  • Você deve manter sua câmera sempre aberta, estando sempre ao centro da imagem;

  • Você não pode em momento algum gesticular, ler em voz alta ou tampar a visão da sua boca.

Esses dois últimos requisitos podem ter gerado certa surpresa. Se você está fazendo pela primeira vez uma prova online, saiba que o motivo de você precisar ter a câmera aberta e manter sua boca e rosto desobstruídos, é porque durante todo o exame, você terá um instrutor da empresa o monitorando, garantindo que você não tente fraudar a prova.

O não cumprimento de algum desses requisitos gera motivos para cancelar sua prova, então respeite-os e fique atento com possíveis problemas.


Fazendo a prova online

Após ter agendado seu exame e estar certo de que está cumprindo todos os requisitos acima mencionados, chegou a hora de falarmos sobre a experiência de fazer o teste online.

Como comentei anteriormente, existem diferentes empresas certificadoras e cada uma delas tem sua peculiaridade. Em minha experiência com certificações, utilizei duas das plataformas mais comuns: PearsonVUE e PSI.

PearsonVUE

Ao escolher a PearsonVUE você precisará baixar em seu computador uma aplicação chamada OnVUE. Essa aplicação será utilizada por você para fazer o teste. Quando chegar o momento de fazer a prova, você executará essa aplicação e fará toda a jornada necessária indicada nele. Logo após finalizar o agendamento, será sugerido que você realize um teste para confirmar se o seu computador é compatível com os requisitos da empresa para a realização da prova. Nesse momento, caso não tenha o aplicativo instalado, você será levado à tela de download.

Após finalizar o download da aplicação, você pode executá-la e realizar o teste, que consiste de:

  • Teste de microfone;

  • Teste de câmera;

  • Teste de alto-falantes.

Próximo do inicio da prova, você poderá entrar na aplicação e iniciar os preparativos 30 minutos antes do horário de agendamento (são realmente os 30 minutos que precedem o início do seu teste).

Print do e-mail enviado automaticamente após agendamento da prova.

Note na imagem acima o foco nos dois links “Test your system” e “Check in to start exam”. Ambos os links executarão automaticamente o OnVUE em seu computador, o primeiro permitirá executar os testes mencionados anteriormente e o segundo deve ser utilizado no momento de iniciar a prova.

A etapa anterior ao início do exame é a de verificação do ambiente. Você verificará uma parte dos pontos tratados no capítulo anterior (requisitos básicos).

Será mostrado na sua tela um QR code para você acessar o site da PearsonVUE pelo seu celular e seguir com as verificações. Dentro do site será solicitado que você tire uma foto do seu rosto, foto de frente e verso do documento oficial com foto e por fim tire foto dos 4 lados do quarto onde fará o teste.

Após concluído o processo no site, será sinalizado que você pode retornar para o computador e aguardar o último passo.

Você será colocado em uma fila antes de começar a prova. Talvez um agente da empresa entre em contato com você pelo chat, disponível na plataforma. Não é sempre que isso vai ocorrer, mas fique atento ao chat.

Após esse processo, você estará apto para iniciar seu exame!

PSI

O que diferencia a PSI da PearsonVue é o ambiente onde o teste vai ser executado e a forma de verificação.

Diferente do OnVUE que é uma aplicação para desktop, a PSI opta pela utilização de um secure browser. O secure browser funciona nos modelos do OnVUE, fazendo toda a segurança antifraude para o exame.

A maior diferença que notei entre as duas empresas é a forma de verificação. Enquanto a PearsonVUE adota uma estratégia mais simples e cômoda para o usuário, fazendo tudo através de um smartphone, a PSI exige que todas as verificações sejam feitas através da câmera do computador.

Ao iniciar o processo, você fará as seguintes verificações (algumas se repetem em relação ao processo da PearsonVUE, se atente as diferenças):

  • Mostrará para a câmera seu documento oficial com foto, frente e verso;

  • Colocará o documento ao lado de seu rosto e mostrará para a câmera;

  • Será necessário mostrar seu rosto, suas orelhas (para garantir que não está utilizando fones de ouvido) e seus pulsos (garantindo a não utilização de relógios e pulseiras inteligentes);

  • Por fim, a parte mais trabalhosa, você precisará mostrar através da câmera o ambiente em que está fazendo os testes. Mostrará as paredes, o teto e o chão, a mesa onde está realizando a prova e até embaixo dela (garantindo que não há nenhum tipo de “cola”).

É um processo muito mais trabalhoso e demorado como você pode perceber, mas uma vez encerrado, você poderá iniciar seu exame.

/divider

Durante a prova

As duas plataformas que comentei são diferentes, mas contém recursos em comum.

Você terá disponível:

  • A capacidade de marcar uma questão para ser revisada posteriormente;

  • Botões interativos para passar para avançar para as próximas questões;

  • Chat disponível para contatar o instrutor que está acompanhando seu exame. Esse chat pode ser utilizado para solicitar ajuda para solução de algum problema que você está enfrentando durante a prova e nunca para questões relacionadas ao conteúdo do exame.

Esses recursos estarão disponíveis para uso em qualquer momento durante o seu exame!

Quero reforçar uma coisa

Mantenha SEMPRE seu rosto visível e sua boca desobstruída. É obrigatório que o instrutor consiga confirmar que você não está interagindo com outra pessoa no momento do exame.


Cada modelo e cada ferramenta tem suas características. Analise-as bem antes de decidir em qual você fará sua prova.

Se atente aos requisitos e faça uma prova tranquila.

Muito obrigado! E boa sorte!