AZ-104 — Microsoft Azure Administrator Associate

AZ-104 — Microsoft Azure Administrator Associate

Uma das provas mais difíceis que já fiz mas também uma das mais legais. A AZ-104 é a porta de entrada de muitos nas certificações de nível associate.

Para quem realizou a AZ-900 (Azure Fundamentals), saiba que essa prova é um passo grande na sua carreira e que exigirá muito esforço, mas no final das contas valerá a pena.

Hoje vamos falar um pouco sobre a prova em si, minha experiência com o teste e com a preparação, e no final te darei algumas dicas para que seja bem sucedido na sua tentativa.

Sobre o exame

Como comentei anteriormente, essa prova é totalmente diferente da sua antecessora. Enquanto as provas de fundamentos tratam conhecimentos gerais da plataforma e dos serviços, as provas de nível associate exigem que você tenha conhecimento dos serviços à nível de implementação.

Não existe ao certo um número de questões, quando fiz a prova, me deparei com 54 questões, mas já ouvi relatos de amigos que fizeram provas com mais e com menos questões.

Mesmo não podendo dizer ao certo quantas questões o exame terá na sua tentativa, as provas compartilham alguns modelos de perguntas.

Conhecimentos gerais

Todas as perguntas serão sobre os serviços abordados nos tópicos do exame. Você deve saber como criar os serviços, suas peculiaridades, possíveis configurações e integrações com outros recursos da plataforma.

Dentro dessas perguntas, espere de tudo, networking, logging, monitoring, compute, storage, etc. As perguntas serão das mais variadas mas sempre se mantendo dentro da estrutura declarada do exame.

Você precisará saber se um serviço pode se integrar com outro da forma que foi criado (você receberá as informações necessárias na forma de textos e possivelmente imagens), se o serviço cumpre os requisitos de negócio, se com aquela infraestrutura criada você conseguirá atingir o objetivo determinado, etc. Os cenários são muitos para elencar, mas o que fica de padrão entre eles, é a necessidade que você saiba como os serviços funcionam de verdade.

Caso de uso

Normalmente as provas apresentam apenas 1 caso de uso, porém encontrei relatos na internet de provas com 2 exercícios desse tipo.

Os casos de uso são perguntas complexas, onde você recebe diversas informações de maneiras diferentes (imagens e textos) e precisa responder as questões. Você recebe um cenário (normalmente uma empresa fictícia) e terá que responder 5 questões. Para responder essas 5 questões você precisará navegar entre as informações fornecidas. As informações costumam ser: infraestrutura da empresa, mudanças planejadas no ambiente, requisitos de negócio e coisas desse tipo. As perguntas costumam exigir que você selecione dentre as opções, a alternativa que atenda os requisitos, respeitando o ambiente existente e os direcionamentos da área de negócios.

Sim/não

Em sua grande maioria, é apresentada no final do exame, visto que você já passou pelas duas categorias anteriores.

Esse modelo de pergunta não permite que você retorne à resposta anterior para conferi-la, você terá 1 chance para respondê-la e depois não poderá revisá-la.

Você é apresentado um cenário e uma solução. Seu papel é responder se a solução proposta atende o cenário informado, tendo como opção apenas sim e não.

A grande dificuldade desse modelo de perguntas é que as vezes você responde a primeira e a solução proposta na pergunta seguinte, se adequa melhor ao cenário. Isso nos deixa nervoso, pois ficamos tentando adivinhar quais as soluções propostas nas próximas perguntas e muitas vezes, ao ver a questão seguinte, nos questionamos de nossa escolha.

NÃO faça isso!

Quando estiver respondendo uma dessas perguntas, o importante é que você garanta que a solução proposta atenda o requisito apresentado. Se a solução ATENDER a necessidade de negócio, mesmo não sendo a mais indicada (por questões de custo, performance, etc.) confie no seu conhecimento, não responda a questão pensando que a próxima pode apresentar uma solução mais adequada.

Dicas

Tendo entendido a estrutura da prova, vou te passar algumas dicas para você aplicar durante o teste e para sua preparação.

As dicas não vão abordar perguntas específicas do exame. A ideia é fornecer algumas informações sobre os temas que podem estar presentes e como se capacitar melhor para sua tentativa.

Da prova

Logo após finalizar a última questão da prova, revisar as que tinha deixado marcadas e receber a maravilhosa notícia que havia passado, comecei a refletir sobre o que vi no teste e sobre a minha preparação. Consegui identificar os assuntos que deveria ter me preparado melhor e os que consegui me capacitar de maneira satisfatória para o exame. Aqui estão alguns deles:

  • Logging: foi um assunto muito presente na minha prova. Soluções como log analytics, azure monitor, application insights e network watcher marcaram presença o exame todo. Para esse ponto a minha recomendação é: entenda o ecossistema do Azure Monitor. O monitor além de ser uma ferramenta extremamente poderosa, é o centralizador do monitoramento na plataforma. É na interface do monitor que nós visualizamos informações, executamos queries, criamos alertas e muitas outras ações relacionadas ao monitoramento dos recursos e do ambiente;

  • Networking: esse foi o tema que senti mais presente e também o que me trouxe mais dificuldade. Um tipo de questão constantemente visto, é a de integração entre redes. Integração entre dois escritórios da mesma empresa, conexão do ambiente on-premise com a rede em cloud, os diferentes tipos de conexão VPN, todos esses modelos apareceram, alguns mais de uma vez. Não é necessário ter um conhecimento avançado em redes de computadores, porém ter uma boa compreensão da estrutura de networking do ambiente cloud e como fazer para conectar diversas redes à sua (através de VPN, ExpressRoute, WAN, Peering) vai permitir que você responda essas questões tranquilamente, de forma que você não perca mais tempo do que devia;

  • Computing: presente em praticamente todas as certificações, a parte de computing é muito importante para seu sucesso. Conhecer as ferramentas disponíveis (App Service, Azure Kubernetes Services, Azure Virtual Machines, Azure VM Scale Sets, Azure Container Instances, Azure Container Registry) e praticar a implementação de alguns projetos com elas, te ajudará muito na prova. Nessa categoria, é importante que você conheça também os SKUs de alguns serviços, como o Azure App Service, apenas para entender os recursos que os diferentes níveis de serviço fornecem;

  • Azure AD: o Azure AD é muito mais do que só a ferramenta de controle de acesso à Azure. Ele é um dos líderes de mercado como ferramenta de IAM, então conhecer essa ferramenta não é importante só para a prova, mas também para sua carreira na cloud, visto que se torna uma habilidade valiosa. Para o teste é importante que você entenda seu funcionamento geral, formas de licenciamento, diferentes tipos de objetos (usuários, grupos, unidades administrativas, etc.), RBAC (role based access control) e políticas de acesso condicional. Esses não são os únicos tópicos que serão abordados, mas são assuntos importantes e que você deve dar mais atenção;

De conteúdo/preparação

A escolha do conteúdo preparatório é parcela importantíssima no seu processo. Junto da disciplina, elas formam o que é necessário para que você atinja seus objetivos.

O primeiro link que quero te passar é o do Canal da Cloud, da Valéria Baptista. A Valéria produz uma série de conteúdos fantásticos na plataforma dela, como cursos preparatórios para certificações, vídeos de aprofundamento técnico em assuntos específicos e bate-papos com convidados da área, onde podemos acompanhar uma troca de conteúdo e experiências muito rica. No canal dela você encontra uma série de 5 vídeos preparatórios para a prova, o primeiro deles você pode acessar clicando aqui!

A segunda recomendação de conteúdo é o curso do Alan Rodrigues na Udemy. O curso é completamente em inglês, porém contém uma abordagem bem diferente do que estamos acostumado a ver. Os vídeos são focados na prática, o instrutor explica um tema abrindo o portal Azure e criando o recurso, para que você possa acompanhar com ele e adquirir a experiência prática para realizar o exame mais confortável.

Para uma revisão rápida, um vídeo que recomendo é esse, do Jhon Savill. Jhon é um youtuber que tem um canal completamente focado em Azure. Ele trata de todos os assuntos, certificações, temas específicos e até atualizações na plataforma. O canal é atualizado semanalmente e sempre conta com vídeos novos. Um conteúdo interessante do canal são os study crams, que são “vídeos resumo” para as provas. Ele explica os conceitos de maneira simples e compreensível, oferecendo nível de detalhe excepcional para um vídeo de menos de 4 horas.

Por fim, temos o assessment oficial da Microsoft. O assessment contém uma série de perguntas sobre os tópicos do exame. É um recurso interessante para praticar antes e pegar confiança antes da prova.

A prova

Como comentei anteriormente, meu teste teve 54 questões. Pode ser que o seu tenha mais ou menos, mas não espere que o número seja muito diferente.

O exame, além de testar seu conhecimento técnico, testa sua habilidade de gerenciamento de tempo. Você terá 100 minutos (1 hora e 40 minutos) para entregar a prova (responder todas as questões e revisar as que você marcou) e mesmo parecendo que é muito tempo, você pode se complicar rapidamente.

Você pode (e deve) utilizar a funcionalidade de revisar posteriormente (review later). Fazendo uso dessa “ferramenta” você vai conseguir organizar seu tempo de prova e não precisará perder tempo em questões que você está confuso ou que está achando difícil. Gerencie bem seu tempo, fique atento à quantas questões faltam para terminar a prova e responda as questões com calma.

100 minutos é bastante tempo, mas quando estamos concentrados tentando resolver as questões da prova parece que o relógio passa mais rápido. Tudo bem se você se sentir confuso com uma questão, essa é uma situação que vai ocorrer com certa frequência durante a prova. O importante é você não perder tempo e não conseguir responder as questões seguintes.

Gerencie seu tempo!

Seguindo essas dicas e prestando atenção aos pontos que comentei, você estará bem preparado para a prova. Pratique seus conhecimentos e esteja confiante que o PASS é garantido.

Boa prova ❤